Nesta quinta-feira (11), a Comissão Gestora do Açude Joaquim Távora deu início ao processo de construção do Plano de Gestão Proativa de Secas do sistema hídrico. O encontro foi realizado no distrito de Feiticeiro, município de Jaguaribe.
Durante a oficina, os participantes levaram suas percepções e vivências relacionadas aos períodos de escassez hídrica, com foco nas primeiras evidências do surgimento da seca e nos impactos causados no contexto local.
A atividade foi conduzida pelos professores Paulo Lima e Alberto Teixeira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com o apoio da equipe técnica da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).


A 1ª parte do encontro foi uma roda de conversa, onde os membros da comissão falaram sobre como lidam com os períodos de seca, que estratégias usam para economizar água e como as comunidades podem se organizar melhor. Também foi discutido o papel do governo e de políticas públicas para ajudar nesses momentos difíceis.
O objetivo do diálogo foi não apenas identificar os desafios enfrentados, mas também refletir sobre soluções práticas e colaborativas para o enfrentamento das secas no futuro.

Na 2ª etapa, os participantes responderam a um questionário elaborado para aprofundar as discussões levantadas durante a oficina. As respostas servirão como base para a construção participativa do Plano de Secas, que busca aprimorar a gestão e as respostas às situações de estiagem, respeitando as especificidades regionais e as realidades locais.
O encontro contou com a participação de 20 participantes, sendo oito membros da Comissão Gestora do açude Joaquim Távora.

Sobre o Plano
O Plano de Secas é um programa desenvolvido e coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), e tem apoio institucional da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do projeto “Desenvolvimento de Ferramentas Tecnológicas de Gestão para o Planejamento dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará: Segurança Hídrica e Planejamento de Secas“.
Próximos Passos
Em outubro, mais dois encontros devem fechar a construção do Plano de secas do respectivo hidrossistema:
- Dia 09/10: apresentação do diagnóstico e concepção de cenários e estados de seca
- Dia 30/10: elaboração do plano de ação do Sistema Hídrico