A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da regional do Baixo e Médio Jaguaribe, se reuniu, nesta quinta-feira (24), com a Comissão Gestora do Açude Nova Floresta. O encontro, realizado no Distrito de Nova Floresta, município de Jaguaribe, teve como objetivo discutir a operação 2025.2 do reservatório.
O Analista em Gestão dos Recursos Hídricos da Cogerh, Isaac Soares, apresentou o acumulado da quadra chuvosa de 2025, o histórico de aportes e evolução volumétrica do açude entre 2010 e 2025, bem como a situação hídrica da Sub-Bacia do Médio Jaguaribe, atualmente com 28,54% de seu volume total.

Já o açude Nova Floresta está com 1,05 milhão de m³, equivalente a 20,18% de sua capacidade.
Isaac explicou que, atualmente, é possível haver liberação a jusante mesmo o açude se encontrando com apenas 1/5 de sua capacidade, haja vista que não há captação para consumo do humano do reservatório.
Cícero Junier, vice-presidente do Comitê do Médio Jaguaribe e membro da CG, complementou que o Distrito de Nova Floresta é abastecido há muito tempo pela adutora que tem captação no açude Pedra Branca, que faz parte do Sistema de Transposição Orós/Feiticeiro.
“Daquele manancial, a água é tratada pelo SAAE na ETA Jureminha e de lá distribuída para diversas comunidades do município naquela região, sendo que a água do Nova Floresta ficou restrita apenas para a dessedentação animal e pequenos usos de montante e jusante”, disse o vice-presidente.
Foram apresentadas à plenária dois cenários de liberação:
- Cenário 01 – 02 L/s, somente para pequenos usos no lago do açude (montante)
- Cenário 02 – 10 L/s, sendo 02 L/s para atendimentos de montante e vazão média de 08 L/s para liberação abaixo da barragem visando atendimento de usos difusos para consumo animal, pequenas irrigações, recarga dos poços naturais na calha do Manoel Lopes, possibilitando um pulso com descarga máxima total de 148.608 m³
A Comissão aprovou por seis votos a favor a vazão média de 10 L/s, sendo contabilizados três votos contra.

A reunião contou com a participação de 19 participantes, sendo nove membros da Comissão Gestora do açude Nova Floresta.