Nesta quinta-feira (13), a Cogerh, por meio da regional das bacias do Médio e do Baixo Jaguaribe, e a Comissão Gestora do Açude Riacho da Serra, em Alto Santo, avaliaram os resultados da Operação de liberação de água 2024.2 e ser atualizada sobre a Operação Emergencial 2025.1.

Avaliação da Operação 2024.2

O Coordenador de Operação da regional, Alexandre Diógenes, apresentou os dados da liberação de água do segundo semestre de 2024, destacando que o Açude Riacho da Serra encerrou o período (até 31 de janeiro) com um volume armazenado de 14,29 milhões de metros cúbicos, o que representa 60,9% de sua capacidade total.

Os números indicam uma gestão eficiente pois a estimativa inicial era de que o reservatório atingisse 52% da capacidade, garantindo um armazenamento mais favorável do que o previsto. Esse resultado evidencia a eficácia das ações de monitoramento e alocação de água ao longo do semestre.

Operação Emergencial 2025.1

Também foi apresentada à Comissão a projeção para a Operação Emergencial para o primeiro semestre de 2025. A vazão de saída será de 18,5 litros por segundo. A expectativa é que o açude atinja um volume de 12,44 milhões de m³ até 30 de junho de 2025, o que corresponde a 53,5% da capacidade total.

Os dados reforçam que o Açude Riacho da Serra permanece em uma situação hídrica segura, classificado como “confortável”.

Prognóstico da quadra chuvosa

Na ocasião, foram apresentados ainda dados operacionais adicionais e informações importantes sobre o prognóstico climático para o Ceará.

Para o trimestre de fevereiro a abril de 2025, as previsões oficiais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos indicam 30% de probabilidade de chuvas abaixo da média, 45% de chance de chuvas dentro da média e 25% de chance de chuvas acima da média.

Embora a previsão não seja majoritariamente otimista, os modelos climáticos apontam para um padrão de precipitações variadas, com anomalias positivas no norte do estado e negativas em porções territoriais localizadas mais ao sul do Ceará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *