A Comissão Gestora (CG) do Açude Ema definiu na sexta-feira (19), junto à Cogerh, por meio da Gerência Regional da sub-bacia do Médio e Baixo Jaguaribe, a operação de Alocação das Águas do reservatório para 2024.2, no Centro do Idoso do Distrito do Ema. Na ocasião, houve ainda a posse e capacitação da comissão gestora recém-criada.
O Analista em Gestão dos Recursos Hídricos da regional, Aroldo Vidal, realizou a capacitação da CG enfatizando tópicos referentes à organização do sistema de gestão dos recursos hídricos, o papel e as atribuições dos órgãos colegiados (comitês de bacias e comissões gestoras) e noções de educação ambiental em bacias hidrográficas.

O Coordenador de Operações em Exercício da Regional, Isaac Soares, apresentou o acumulado da quadra chuvosa de 2024 e a situação hídrica da Sub-Bacia do Médio Jaguaribe, atualmente com 36,5% de seu volume total. Já o Ema está com 10,4 milhões de de m³, equivalente a 100% de sua capacidade.
Foram apresentadas à plenária dois cenários de liberação:
• Cenário 01 – 14,5 L/s, somente para abastecimento da sede do Distrito de Ema e complementação do abastecimento da sede Iracema e usos de montante;
• Cenário 02 – 20,85 L/s, possibilitando um pulso de 118 mil m³ com descarga de 6,35 L/s visando atendimento de usos difusos para dessedentação animal e recarga dos poços naturais na calha do Riacho Bom Sucesso.

A Comissão aprovou por cinco votos a favor a vazão média de 14,5 L/s, sendo contabilizados quatro votos contra e uma abstenção.
A reunião contou com a participação de 16 participantes, sendo 10 membros da Comissão Gestora do Ema.

Pela COGERH, estiveram presentes além de Isaac Soares o Gerente Regional Hermilson Barros, o Analista do Núcleo de Gestão Participativa Aroldo Vidal, além do AGIR do reservatório, Valdemberg Diógenes.