A Comissão Gestora do Açude Jenipapeiro definiu na quinta-feira (18), junto à Cogerh, por meio da Gerência Regional da sub-bacia do Médio e Baixo Jaguaribe, a operação de Alocação das Águas do reservatório para 2024.2, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores(as) Familiares, no distrito de Betânia, em Deputado Irapuan Pinheiro.
O Tecnólogo em Gestão dos Recursos Hídricos, Lauro Filho, apresentou a situação hídrica da região do Médio Jaguaribe, atualmente com 36,5% de seu volume total. Já o açude Jenipapeiro está com 13,6 milhões de m³, equivalente a 93,3% de sua capacidade.
Foram apresentados à plenária três cenários de liberação:
• Cenário 01 – 14 L/s, somente para abastecimento da sede do Distrito de Betânia e complementação do abastecimento da sede Deputado Irapuan Pinheiro e usos de montante;
• Cenário 02 – 79 L/s, possibilitando um pulso de 1.207.440 m³ com descarga de 65 L/s visando atendimento de usos difusos para dessedentação animal e recarga dos poços naturais na calha do Riacho Jenipapeiro;
• Cenário 03 – 95 L/s, possibilitando um pulso de 1.504.656 m³ com descarga de 81 L/s visando atendimento de usos difusos para dessedentação animal e recarga dos poços naturais na calha do Riacho Jenipapeiro.
A Comissão aprovou por unanimidade a vazão média de 14 L/s, até janeiro de 2025.
A reunião contou com a participação de 13 participantes, sendo oito membros da Comissão Gestora do Jenipapeiro.
Pela Cogerh, estiveram presentes o Tecnólogo em Gestão dos Recursos Hídricos – Lauro Filho, o Analista em Gestão dos Recursos Hídricos – Aroldo Vidal, além do AGIR do reservatório, Marcos César.