Ceará firma parceria com entidades francesas no projeto “Sertões”, para o uso sustentável de recursos hídricos, diz o jornal O Povo

O projeto vai incentivar a pesquisa e a implementação de políticas para redução de impactos ambientais pautado no desenvolvimento sustentável de baixo carbono e pensando em questões hídricas no Sertão.

O projeto financiará atividades de pesquisa e capacitação no Nordeste rural, pensando sobre o manejo sustentável de recursos hídricos (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
(Foto retirada do site O POVO)

O Governo do Ceará, por meio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) firmou nesta terça-feira, 23, parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e com o Centro Francês de Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento (Cirad) para o desenvolvimento do projeto “Sertões”. Voltado para a aplicação de estudos, o projeto vai fortalecer o cenário de desenvolvimento sustentável de baixo carbono e pensando em questões hídricas no Sertão.

O lançamento do projeto vai investir também em uma série de estudos sobre a gestão sustentável da água no Nordeste e seus diversos usos. No primeiro momento, duas cidades devem sediar os estudos, Quixeramobim e Piquet Carneiro, como explica Julien Burte, pesquisador francês do Cirad, que atua na Funceme.

As ações serão realizadas pela fundação em parceria com o Centro Francês de Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento (Cirad), que está co-financiando o projeto. O acordo entre o Governo Estadual aconteceu ainda em setembro de 2020 e agora vai tomando forma para aplicações nos próximos anos.

FONTE: https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2021/02/23/ceara-firma-parceria-com-entidades-francesas-no-projeto–sertoes—para-o-uso-sustentavel-de-recursos-hidricos.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *