O reservatório teve saldo positivo do simulado x realizado da operação

O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe e a Gerência Regional da Cogerh de Limoeiro do Norte realizaram nesta quarta-feira (9) uma reunião virtual de Avaliação da operação de alocação 2021.2 do Açude Figueiredo, localizado no município de Alto Santo. O encontro contou com 20 participantes, entre representantes de instituições da sociedade civil, poder público e usuários de água do reservatório dos municípios de Alto Santo, Iracema e Potiretama.

Na ocasião, o tecnólogo Lauro Filho do Núcleo de Operações da Cogerh de Limoeiro do Norte, apresentou os dados da operação. O reservatório encontra-se com um volume de 29,71 hm³, equivalente a 5,9% de sua capacidade total.

Na avaliação do simulado x realizado para a operação 2021.1, o reservatório teve um saldo positivo de 6,2 hm³, equivalente a 71 cm na cota do Açude, explicado pelo bom aporte do reservatório observado em janeiro/2022, associado à uma menor evaporação no período.

Confira a apresentação completa abaixo.

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DA OPERAÇÃO DO AÇUDE FIGUEIREDO

Na reunião, Otacílio Diógenes, membro do Comitê, ressaltou a grande satisfação das comunidades de seu município que foram contempladas com a liberação de volume de cerca de 3 hm³, perenizando o Rio Figueiredo por meio de duas descargas realizadas no período, o que assegurou o abastecimento de diversas comunidades e dessedentação de animais ao longo de 27 km de leito do rio perenizado.

O Gerente Regional da Cogerh Limoeiro do Norte, Hermilson Barros, destacou o grande engajamento de todos os membros do Comitê do Médio Jaguaribe e das entidades dos municípios de Alto Santo, Iracema e Potiretama para o sucesso da operação do reservatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *