O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe aprovou nesta quinta-feira (31), de forma virtual, o Diagnóstico do Plano de Recursos Hídricos da Região, durante sua 32ª Reunião Extraordinária. O documento foi revisado pela Cogerh e pela Câmara Técnica, formada por membros do Comitê, e submetido à aprovação do colegiado.
Na ocasião, Mateus Perdigão, da Gerência Participativa da Cogerh, explicou o que é o Plano, entendido como um instrumento de gestão que estabelece ações de curto, médio e longo prazo voltadas aos desafios na área de recursos hídricos, o que inclui discussões acerca das demandas e disponibilidades hídricas, ocorrência de conflitos, aspectos institucionais e ambientais, além do enfrentamento de eventos cíclicos de secas.
O Diretor de Planejamento da Cogerh, João Lúcio, agradeceu à UFC e aos membros da Câmara técnica do comitê e da Gerência Regional das sub-bacias do Baixo e do Médio Jaguaribe pelo empenho na atualização do Plano, de extrema importância para o planejamento da região hidrográfica para os próximos 30 anos.
O Diagnóstico, que consiste na primeira fase do Plano, foi apresentado pela Professora Carla Beatriz, pesquisadora da UFC/Programa Cientista Chefe, e aprovado por unanimidade pela plenária do colegiado.
Dentre os temas abordados no Diagnóstico estão: Caracterização da Bacia Hidrográfica; Demanda Atual; Oferta Hídrica; Balanço Hídrico; Eventos Extremos de secas e cheias; Questões Ambientais; Alocação de Água, conflitos e gestão de seca; Segurança de infraestruturas hídricas, dentre outros temas.
Com base nas informações reunidas nessa etapa inicial, o próximo passo (Prognóstico) será elaborado para, então, indicar as atividades na fase final (Plano de Ações).
A etapa seguinte é a realização do I Workshop de Construção de Cenários – Sementes do Futuro, uma oficina de trabalho a ser realizada no mês de setembro.
A reunião teve a participação de 36 das 40 instituições membros que compõem o CSBH Médio Jaguaribe.