Na quarta-feira (10), o Comitê da Sub-Bacia do Médio Jaguaribe, durante sua 34ª Reunião Extraordinária, aprovou o Plano de Recursos Hídricos (PRH) da região, em Tabuleiro do Norte.
O plano, que passou por diversas etapas desde abril de 2023, aborda questões relacionadas à demanda e oferta hídrica, gerenciamento de recursos, aspectos ambientais e político-institucionais. Todas as etapas do plano foram validadas e discutidas pelo Comitê do Médio Jaguaribe, elaborado em parceria com a UFC, no âmbito do Programa Cientista Chefe e a Cogerh.
Além disso, foram empossadas as instituições e membros que integrarão o Comitê durante o mandato quadriênio de abril de 2024 a abril de 2028. Das 40 instituições presentes, 32 receberam certificados de posse.
A reunião também marcou a eleição e posse da nova diretoria do comitê para o biênio 2024/2026. Com uma chapa única apresentada, a eleição foi realizada com a participação de 32 instituições, registrando apenas uma abstenção.
A nova diretoria é composta por:
Presidente: José Martins Gonçalves Neto
Vice: Cícero Junier Barreto
Secretário-geral: Max Carrieri Monteiro
Secretária-adjunta: Francisca Augicélia Campos de Lima
Reconhecimento
Além das decisões tomadas, foram entregues placas de assiduidade para as instituições que compareceram a todas as reuniões do colegiado em 2023, e a Comenda José Ulisses de Sousa (ano 2022) foi concedida a Expedito Diógenes Filho. Essas ações reforçam o compromisso das instituições com a gestão dos recursos hídricos na região do Médio Jaguaribe.