Como entidades que promovem a participação social, os Comitês de Bacias estão dando continuidade aos seus trabalhos mesmo em época de pandemia
O Comitê de Sub-Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe está caminhando para o retorno gradativo do seu planejamento estratégico para o ano de 2020. Em reunião virtual na última segunda (15), o colegiado buscou nivelar as instituições-membro com relação à utilização das plataformas digitais, ferramentas fundamentais na retomada das atividades do Comitê.
Para Flaviana Guimarães, presidente do colegiado, a reunião foi um momento histórico para o comitê. “Mesmo de forma virtual, o CSBH Médio Jaguaribe continuará cumprindo seu papel, discutindo e deliberando frente aos propósitos dos participantes do colegiado”, afirma. De caráter experimental, a reunião serviu como um teste para que todos pudessem se familiarizar com o novo formato.
Foi o primeiro encontro do Comitê após a publicação do Decreto Estadual Nº 33.510, publicado no dia 16 de março de 2020, que determinou o isolamento social como forma de contenção do Covid-19. Na reunião foi discutida ainda a Portaria Nº 566/2020, publicada no dia 13 de maio, que tratou sobre a participação e votação em reuniões virtuais ordinárias e extraordinárias do Conselho de Recursos Hídricos do Ceará – CONERH e dos Comitês de Bacias Hidrográficas – CBH’s.
Vinte e nove instituições/membros participaram do encontro, representando um percentual de 72,50% de adesão. Leandro Nogueira, coordenador do núcleo de gestão da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh de Limoeiro do Norte, prestou apoio ao encontro juntamente com sua equipe, a secretaria-executiva do colegiado, na formulação e execução da próxima reunião, que terá caráter oficial.
No processo de elaboração da próxima pauta do comitê, foi discutida a resolução que irá prorrogar o mandato das Comissões Gestoras dos açudes isolados e a discussão dos cenários hídricos da operação 2020.2 dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú. A 24ª Reunião Extraordinária do comitê ocorre amanhã, 19 de junho.