Nesta quinta-feira (9), o Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe e a Comissão Gestora do Açude Riacho do Sangue participaram da 2ª Oficina para elaboração do Plano de Seca para o hidrossistema Riacho do Sangue, que envolve os municípios de Solonópole e Jaguaretama. O evento ocorreu no Distrito de Pasta, em Solonópole.
A oficina foi estruturada em três momentos:
No primeiro momento, p Professor Alberto Teixeira, do IFCE campus Limoeiro do Norte, parte da equipe do Projeto Cientista Chefe, apresentou o diagnóstico elaborado para a região, debatendo os dados e informações levantados na primeira oficina.
O segundo momento foi marcado pela dinâmica interativa “Seca em Jogo” para explorar os conceitos que serão trabalhados no plano, contribuindo para a elaboração dos cenários de seca e definição dos níveis meta da região.
O terceiro momento consistiu na elaboração dos planos de ação, em que os participantes utilizaram uma metodologia específica para identificar problemas nos hidrossistemas.
A partir de uma matriz de planejamento, foram propostas ações para resolver esses problemas, além da classificação do estado de seca e a definição dos responsáveis por cada ação. Os planos de ação elaborados foram, em seguida, apresentados a todos os presentes.
Este será o 1º plano de secas da região do Médio Jaguaribe, priorizado pelo Comitê e pela regional da Cogerh dado sua importância para o abastecimento dos municípios de Solonópole e Jaguaretama.
Sobre o Plano
O Plano de Seca na região hidrográfica do Médio Jaguaribe é coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Projeto Cientista Chefe, em parceria com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH) e o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará – IFCE Campos Limoeiro do Norte.
O projeto está institucionalmente vinculado à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), por meio do projeto Desenvolvimento de Ferramentas Tecnológicas de Gestão para o Planejamento dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará: Segurança Hídrica e Planejamento de Secas.