Comitê discutiu também a possibilidade de liberação de água do açude Riacho do Sangue

O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe aprovou, em sua 26ª Reunião Extraordinária, o plano de aplicação dos recursos financeiros provenientes do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacia (Procomitês). Dentre os projetos priorizados, estão a produção do vídeo institucional da entidade e a confecção das cartilhas “A gotinha nossa de cada água”. Na oportunidade, o comitê também debateu a operação do açude Riacho do Sangue prevista para o segundo semestre de 2020.

Cerca de 75% do colegiado compareceu a reunião virtual que definiu o destino dos recursos do Procomitês. Orçado em R$ 83.333,00, os membros da entidade construíram um plano de ação que vai envolver a produção de vídeo institucional do comitê, além do custeio de 10 tecnologias sócio-ambientais (05 biodigestores e 05 bioágua) para a região. O colegiado também centrou esforços na confecção de vídeo alusivo a cartilha “A gotinha nossa de cada água”, bem como na impressão do material.

À Secretaria de Gestão dos Recursos Hídricos, responsável pela gestão do recursos no Ceará, coube apresentar todas as etapas de certificação do programa Procomitês e enfatizar o trabalho das secretarias executivas dos CBH’s. A gestora da célula de Articulação com o Usuário da SRH, Márcia Caldas, frisou que “o recurso destinado aos comitês são de insuma importância para oxigenar o trabalho já desenvolvido. Para pôr em prática o plano de ação terão que ser utilizados meios licitatórios”, finalizou.

Para a presidente do colegiado, Flaviana Guimarães, “há muitos anos membros [do Comitê] solicitam a oportunidade de fomentar a Sub-Bacia do Médio Jaguaribe com recursos, que outrora servirão de impulso para aquisição de políticas públicas frente a gestão dos recursos hídricos dos nossos municípios”, disse.

Na oportunidade, o comitê rediscutiu a operação 2020 do açude Riacho do Sangue. O Colegiado definiu que o reservatório só atenderá a sede de Solonópole e comunidades circunvizinhas ao manancial, sem liberação a jusante.

A diretoria do CSBH Médio Jaguaribe estava representada ainda, pelo vice-presidente Joseane Silveira, secretário Lurivan Miranda e secretária-adjunta Damiana Bruno. A Gerência Regional da COGERH/Limoeiro do Norte esteve representada pelo Gerente Regional Hermilson Barros, o Coordenador do Núcleo Técnico em Exercício Humberto Azevedo, pelo Coordenador do Núcleo de Gestão Leandro Nogueira, os AGRH Cleilson Almeida e Aroldo Vidal, o TGRH Lauro Filho, e o apoio da Gestão Emília Régis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *