Em reunião virtual, colegiado também definiu a prorrogação do mandato da comissão gestora do açude Joaquim Távora
Como parte da preparação para o Seminário de Alocação Negociada das Águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, que deve ocorrer na data provável de 29 de junho, o Comitê da Sub-bacia Hidrográfica (CSBH) do Médio Jaguaribe deliberou na última sexta-feira (19) sobre as macro vazões do açude Castanhão a serem discutidas pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Ceará – CONERH. Em sua 24ª reunião extraordinária, o comitê também discutiu e aprovou a Resolução Nº 02/2020, que dispõe sobre a prorrogação do mandato da Comissão Gestora do açude Joaquim Távora.
Para Flaviana Guimarães, presidente do Comitê, o comprometimento do colegiado em dar progresso às atividades mesmo diante do contexto da pandemia têm sido importante. “Isso nos motiva a seguirmos firmes com nosso propósito de garantir que o Comitê do Médio Jaguaribe consiga desenvolver uma gestão compartilhada, e continue sendo um colegiado voltado a contribuir com a sociedade cearense, já que tem sob sua responsabilidade o açude Castanhão, uma grande ferramenta de propulsão ao desenvolvimento do Ceará”, afirma.
Na ocasião, o Comitê recebeu o presidente do CSBH Baixo Jaguaribe, Aridiano Belk, que atualmente representa os CBH’s no CONERH e também atua como coordenador geral do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas. Aridiano ressaltou a importância dos CBH’s na gestão dos recursos hídricos, destacando a força dos colegiados. Para ele, “é preciso fortalecer ainda mais o papel [dos Comitês] dentro do contexto hídrico do estado do Ceará”.
Dentre as deliberações da reunião, foram atualizados os representantes do colegiado na Comissão de Acompanhamento dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú. Após ser realizada a definição da alocação dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú por meio do seminário, será realizada uma reunião extraordinária do comitê para definir os parâmetros mínimo e máximo dos açudes isolados da sub-bacia do Médio Jaguaribe.
A reunião virtual teve 34 membros do Comitê presentes, representando 85% do seu colegiado. Além da presidente do CSBH Médio Jaguaribe, participaram a vice-presidente Joseane Silveira, o secretário Lurivan Miranda e a secretária-adjunta Damiana Bruno. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh esteve representada, dentre outros, pelo Gerente Regional de Limoeiro do Norte, Hermilson Barros, e o Coordenador do Núcleo de Gestão, Leandro Nogueira.