Membros do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe receberam, nos dias 25 e 26 de julho, capacitação sobre o processo de formação e funcionamento de unidades de conservação, nos municípios de Crato e Barbalha.
Foi realizada uma visita técnica guiada à Floresta Nacional do Araripe, promovida pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). O evento reuniu representantes de instituições da sociedade civil, usuários, poder público municipal, estadual e federal.
No primeiro dia, a Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Nágila Campos, exlicou as etapas básicas para a implementação de unidades de conservação ambiental, as tipologias das unidades conforme o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.
Elas podem ser classificadas em Unidades de Proteção Integral (Estação Ecológica, Monumento Natural, Parque Nacional, Refúgio de Vida Silvestre e Reserva Biológica) e Unidades do Uso Sustentável (Área de Proteção Ambiental, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Área de Relevante Interesse Ecológico, Reserva de Desenvolvimento Sustentável, Reserva Particular do Patrimônio Natural e Reserva de Fauna).
No segundo dia, os participantes também tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada pelo brigadista do ICMBio, Isaac Ursulino, ao Mirante do Belmonte na Floresta Nacional do Araripe.
Dessa forma, os membros do colegiado alinharam os aspectos teóricos apreendidos à vivência prática em uma unidade de conservação. Visitou-se, ainda, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas (Barbalha), o Borboletário do Cariri e o Teleférico Ecológico do Caldas, com direito a passeio.
A capacitação foi essencial para preparar o Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe no processo de criação da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Apodi, a única das chapadas cearenses que ainda não dispõe de unidades de conservação ambiental.
Isso pode garantir uma gestão eficiente e equilibrada dos recursos naturais no território da bacia, propósito contido no plano de bacias recém-aprovado da respectiva região hidrográfica.