O Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe realizou nesta quarta-feira (8) no auditório da EMATERCE do município de Jaguaribe, sua 75ª Reunião Ordinária, a 1ª do colegiado em 2023.
Na ocasião, o colegiado homologou a Renovação da Comissão Gestora do Açude Joaquim Távora (Sistema Orós/Feiticeiro), localizado no município de Jaguaribe. Também foi constituída uma comissão para coordenar o processo de Renovação da Comissão Gestora do Açude Riacho da Serra, no município de Alto Santo.
Durante o encontro, o analista em recursos hídricos da Gerência de Estudos e Projetos da Cogerh, Guilherme Filgueiras, apresentou os Estudos Qualiquantitativos do Aluvião do Rio Jaguaribe, trecho entre o Açude Castanhão e Itaiçaba, e dos aquíferos da Bacia Potiguar (Jandaíra/Açu).
Além disso, a plenária foi apresentada à Célula de Segurança de Barragens da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), abordando aspectos da lei de segurança de barragem e o cadastro estadual de barragens.
Outro trabalho apresentado foi o levantamento dos usuários na bacia do Jaguaribe/Banabuiú, realizado pela empresa 3v3 Tecnologia, contratada pela FUNCEME.
Ademais, foram formadas comissões para acompanhamento dos Eixos Temáticos: Capacitação e Comunicação; Gestão dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente previstos no Planejamento Estratégico do colegiado.
Por fim, Damiana Bruno, representante da Associação dos Assentados de Boa Esperança, fez uma homenagem alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, com o sorteio de uma cesta exclusivamente para as participantes presentes, entregue pela presidente Flaviana Guimarães.