CSBH Médio Jaguaribe aprova Plano de comunicação e Capacitação durante a 67° Reunião Ordinária do comitê

Outro ponto de destaque no encontro foi a apresentação do prognóstico de chuvas no Ceará feito pela Funceme

O Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe discutiu e aprovou os seus planos de comunicação e capacitação do colegiado com limiar de até três (03) anos. Em sua 67ª reunião ordinária, o comitê na última sexta-feira (05) discutiu sobre o prognóstico da quadra chuvosa de 2021, onde na oportunidade a Dra. Meiry Sakamoto gerente de meteorologia da Funceme fez uma explanação da atual situação climatológica e destacou os principais aportes dos municípios da sub-bacia do Médio Jaguaribe. O Sr. Cleilson Almeida analista em gestão de recursos hídricos apresentou as minutas dos planos de comunicação/capacitação do comitê que foram aprovadas pela plenária.

Para Flaviana Guimarães, presidente do Comitê, o comprometimento do colegiado em realizar as atividades mesmo diante do contexto da pandemia têm sido importante. “Tudo isso nos motiva a seguirmos firmes com nosso propósito de garantir que o Comitê do Médio Jaguaribe consiga desenvolver uma gestão compartilhada, e continue sendo um colegiado voltado a contribuir com a sociedade cearense, já que tem sob sua responsabilidade o açude Castanhão, equipamento este de propulsão ao desenvolvimento do estado do Ceará”, afirma.

Na ocasião, o Comitê recebeu o presidente do CSBH Baixo Jaguaribe Sr. Aridiano Belk que atualmente representa os CBH’s no CONERH e também está coordenador geral do Fórum Cearense de CBH’s. Falou da importância dos CBH’s na gestão dos recursos hídricos e destacou a força que têm os colegiados e, acredita que é preciso fortalecer ainda mais o papel dentro do contexto hídrico do estado do Ceará.

Outro ponto importante de discussão do encontro foi a prestação de contas da operação dos açudes isolados e do açude Castanhão, onde na oportunidade o Sr. Lauro Filho tecnólogo em gestão de recursos hídricos apresentou os números da operação do 2º semestre do ano passado, frisando que para o 1º semestre de 2021 ainda prevalece como atendimento prioritário, o abastecimento humano dos municípios.

Dentre as deliberações, destacaram-se os seguintes encaminhamentos: 1) necessidade de fazer uma uma articulação entre os municípios da Bacia do Figueiredo, juntamente com o comitê e a EMATERCE, afim de implementar ações diante da situação apresentada, para que se possa tomar devidas medidas para o próximo semestre; 2) solicitou-se a constatação na ata a menção de pesar das perdas em decorrência ao Covid-19 e uma homenagem as mulheres do comitê pelo dia Internacional da Mulher; 3) foi solicitado a SOHIDRA uma resposta para a atual situação da instalação dos poços do projeto Mandacaru em Jaguaribara.

A reunião virtual teve 36 membros do Comitê presentes, representando 90% do seu colegiado. Além da presidente do CSBH Médio, participaram o vice-presidente Sr. Joseane Silveira, o secretário Sr. Lurivan Miranda e a secretária-adjunta Sra. Damiana Bruno. Da Cogerh de Limoeiro do Norte, participaram ainda o gerente regional Sr. Hermilson Barros, coordenador do núcleo de gestão Sr. Leandro Nogueira, coordenador do núcleo técnico Sr. Almeida Chaves, o analista em gestão de recursos hídricos Sr. Aroldo Vidal, as assistentes administrativas do núcleo de gestão Sras. Ley Guimarães e Emília Regis e a estagiária de comunicação Caroline Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *