Recursos da ordem de R$ 7,4 milhões foram liberados pelo DNOCS ao Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará – IDACE para obras de reassentamento decorrentes da construção da barragem Figueiredo em terras dos municípios de Alto Santo, Iracema e Potiretama. Esses recursos correspondem à 2ª parcela de um total de R$ 15.038.650,00 conveniado entre o DNOCS e o Governo do Estado do Ceará, através do IDACE, para construção de 120 unidades habitacionais e toda uma infraestrutura dos núcleos de reassentamento denominados São José dos Famas, Agrovila, Assentamento Boa Esperança e Comunidade Lapa.
Com o valor da 2ª parcela o IDACE vai promover as seguintes ações: construção das últimas 27 unidades habitacionais, equipamentos sociais ( creche, escola, posto de saúde, igreja, praça, etc); regularização fundiária; fornecimento de cestas básicas durante o período de um ano aos reassentados e energização da Vila São José, Agrovila e Boa Esperança. Reunião nesse sentido foi realizada na sede do DNOCS, em Fortaleza, na qual estiveram presentes o diretor geral do DNOCS, Emerson Fernandes, o diretor de Infraestrutura Hídrica, Fernando Ciarlini; o superintendente do IDACE e o Procurador da República em Limoeiro do Norte.
A barragem Figueiredo é uma obra do DNOCS inserida no Programa de Aceleração do Crescimento-PAC que vai acumular 520 milhões de metros cúbicos de água, cujas finalidades são: abastecimento para 26.000 pessoas, irrigação de, aproximadamente, 6.000ha; desenvolvimento da pesca, geração de 1,18mw de energia, amortecer vazões afluentes do rio Figueiredo; desenvolvimento turístico e lazer. A obra já está com 77% concluída.