Com a presença do Governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, do Secretário de Meio Ambiente do Estado, Vicente Falcão, e do Superintendente de Recursos Hídricos do Estado, Luiz Noqueli, nesta segunda feira foi oficialmente lançado em Cuiabá, o XIV ENCOB, Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas que acontecerá no período entre 4 e 9 de novembro de 2012 no Centro de Convenções Pantanal naquela cidade.

A cerimonia de lançamento do ENCOB que é hoje o maior evento de recursos hídricos do país contou ainda com a presença do Presidente da REBOB Rede Brasil de Organismos de Bacia, Lupercio Ziroldo Antonio, do Coordenador Geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Mario Dantas e seu adjunto, Vicente Barbosa, várias autoridades e representantes de vários Comitês de Bacia do Brasil.

O evento que pretende reunir aproximadamente 2.000 pessoas em novembro na cidade de Cuiabá, oferecerá 8 minicursos que capacitarão 1,2 mil participantes, duas Conferências nos temas “O valor econômico da água: a influência da política de recursos hídricos na gestão ambiental” e “Educação Ambiental e sua interface com a gestão das águas”, uma mesa redonda com a temática “O papel e importância da Sociedade Civil na Gestão das Águas”, Plenárias de debates e vários eventos paralelos.

Segundo o Governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, é grande a satisfação do Estado em receber tantas pessoas para discutir os recursos hídricos, já que este precioso líquido tem vital importância na economia do Mato Grosso que é um Estado com grande produção agrícola e que já pratica o uso sustentável da água.

O Presidente da REBOB Rede Brasil de Organismos de Bacia, Lupercio Ziroldo Antonio, enfatizou a importância da realização do ENCOB acontecendo pela primeira vez no Centro-Oeste do Brasil, uma região com grande quantidade de água e que necessita discutir profundamente ações de preservação, face fundamentalmente a ser uma região com grande vetor de desenvolvimento no território nacional. Enalteceu ainda a parceria do Governo do Estado do Mato Grosso na formatação deste evento que trará fortemente o debate sobre os recursos hídricos para a implementação de políticas públicas no setor.

O Coordenador Geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Professor Mario Dantas, ressaltou que o evento é gratuito e terá com certeza participantes de todos os Estados brasileiros que estarão trocando suas experiências de gestão das águas e apontando para uma melhoria em nossos rios.

O XIV ENCOB Encontro Nacional de Comitês de Bacias terá as inscrições abertas a partir de 25 de agosto pelo site www.encob.org onde todas as informações do evento podem ser obtidas.

http://www.encob.org/portal/noticias-D.php?id=84

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *