Cogerh/Limoeiro do Norte, juntamente com membros do CSBH Médio Jaguaribe, reúnem-se para discutir a operação 2021.2 do açude Figueiredo
Nessa última quarta-feira, 25, o Comitê de Sub-Bacia Hidrográfica Médio Jaguaribe reuniu-se para uma Reunião Informativa sobre a operação 2021.2 do açude Figueiredo. Na 28ª Reunião Extraordinária que aconteceu no dia 23 de julho de 2021, de forma virtual, o CSBH Médio Jaguaribe definiu para a operação do segundo semestre de 2021 que o açude Figueiredo poderá liberar um volume de até 3 milhões m3. O açude Figueiredo é de dominância Federal pertencente ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
Na oportunidade o Analista em Gestão dos Recursos Hídricos Cogerh/Limoeiro do Norte, Humberto Azevedo, apresentou os dados técnicos do reservatório. O mesmo disse que o açude atualmente encontra-se com 8,11% de sua capacidade. Dando continuidade a apresentação, foi exposto os principais parâmetros físico/químico do reservatório na qual destacou que a maioria dos parâmetros apresentados estão dentro da resolução CONAMA N°357, e que apenas os parâmetros do fósforo e do nitrogênio não se encaixam, porém, o mesmo enfatizou que a água do reservatório é tratável. Ficou acertado que a operação ocorreria em pulso e de acordo com a necessidade dos usuários a jusante do rio Figueiredo.
A reunião foi conduzida pelo Coordenador do Núcleo de Gestão Leandro Nogueira. A Cogerh/Limoeiro do Norte ainda esteve representada pelo Gerente Regional Hermilson Barros, pelo Coordenador do Núcleo Técnico Almeida Chaves, pelo Analista em Gestão dos Recursos Hídricos Cleilson Almeida, pelas Assistentes Administrativas do Núcleo de Gestão Ley Guimarães e Emília Regis e pela Estagiária de Comunicação Caroline Rocha. O Dnocs esteve representado pelo André Mavignier Chefe do Serviço de Monitoramento dos Reservatórios.