Ocorre preenchimento de vacâncias no Comitê de Sub-bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe

Nessa última sexta feira, 23, ocorreu a 28° Reunião Extraordinária do CSBH Médio Jaguaribe de forma virtual. A reunião contou com a presença de 37 instituições, assim apresentando 92,50% de presença dos membros.

Com relação ao preenchimento de vacâncias do colegiado, após as apresentações dos postulantes aos cargos vagos, foram eleitas as seguintes instituições: segmento Usuário, Fazenda São José, segmento Sociedade Civil, Federação de Apoio às Organizações de Produtores dos Perímetros Públicos de Irrigação – FAPID e no segmento Poder Público Municipal, as Prefeituras Municipais de Tabuleiro do Norte e Solonópole. Um outro importante encaminhamento do encontro foi a formação do Grupo de Trabalho que debaterá e monitorá a situação das comunidades atingidas pela construção do açude Figueiredo.

A reunião teve como destaque a definição dos parâmetros hídricos máximo/mínimo dos reservatórios isolados do Médio Jaguaribe, como também, a Alocação Negociada de Água destes açudes através da Resolução Nº 007/2021. A ressalva na alocação foi para os açudes Jenipapeiro e Riacho da Serra, que através de suas Comissões Gestoras ativas irão definir em momento posterior. Importante frisar que mais uma vez o colegiado priorizou o abastecimento humano das sedes municipais e das comunidades. Segue abaixo a tabela com as vazões aprovadas pelo colegiado:

ALOCAÇÃO 2021.2 DOS AÇUDES ISOLADOS DO MÉDIO JAGUARIBE

RESERVATÓRIO

MUNICÍPIO

VAZÃO (L/s)

Adauto Bezerra

Pereiro

16

*Joaquim Távora

Jaguaribe

9

**Potiretama

Potiretama

10

Santo Antônio dos Bastiões

Iracema

2

Canafístula

Iracema

28

Ema

Iracema

14,5

*Nova Floresta

Jaguaribe

7

Santa Maria

Ererê

2

Tigre

Solonópole

4

***Figueiredo

Alto Santo

188

Riacho do Sangue

Solonópole

278

Tabela 01: Vazões aprovadas para a operação 2021.2 CSBH Médio Jaguaribe

*O Saae de Jaguaribe atualmente não capta água dos açudes Joaquim Távora e Nova Floresta, sendo atendidos pela ETA na barragem de Pedra Branca com água oriunda no açude Orós;

**A Cagece atualmente atende Potiretama com água do açude Figueiredo;

***Foi deliberado haver um pulso no 2º semestre de até 3 milhões m³ com um período determinado.

Da Cogerh de Limoeiro do Norte, participaram o Sr. Humberto Azevedo Gerente Regional em Exercício, Sr. Leandro Nogueira Coordenador do Núcleo de Gestão, Sr. Almeida Chaves Coordenador do Núcleo Técnico, Sr. Aroldo Vidal Analista em Gestão de Recursos Hídricos (AGRH), Sr. Lauro Filho Tecnólogo em Gestão de Recursos Hídricos (TGRH), Sra. Ley Guimarães Assistente Administrativa e Srta. Caroline Rocha estagiária de comunicação. A Cogerh/Fortaleza através da GEPLAN esteve representada pelo Sr. Ubirajara Patrício Analista em Gestão de Recursos Hídricos (AGRH).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *