Nesta quarta-feira (26), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da gerência Regional das Sub-bacias do Baixo e Médio Jaguaribe, realizou a reunião de avaliação da alocação negociada de água 2024.2 e operação emergencial do açude Santa Maria para o primeiro semestre de 2025.

A reunião ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico – SEDESE, e contou com representantes de instituições da sociedade civil, poder público municipal e usuários de água do reservatório, localizado no município de Ereré.

Atualmente, o açude Santa Maria possui um volume de 2,1 milhões de m³, que representa 31,7 % de sua capacidade total.

A operação do sistema teve início em 01 de julho de 2024 e encerrou-se em 31/01/2025, com uma vazão média operada de 3 l/s para abastecimento de comunidades no entorno do reservatório e 10 l/s e pulso ou vazão contínua de 10 L/s até atingir 186 mil m³ destinado a dessedentação animal e recarga dos poços na calha do riacho do Amparo.

Em 31 de janeiro, ao final do período da operação, com o volume de 2,1 milhões de m³. Comparado à simulação inicial, houve um saldo positivo de 715 mil m³, que pode ser explicado por uma evaporação menor que prevista, além de chuvas registradas no município de Ereré em janeiro.

Também deve-se considerar a obstrução natural de caramujos e macrófitas aquáticas na tomada d’água que comprometeu parcialmente a liberação de água, resultando em um fluxo abaixo do esperado.

Os dados operacionais foram apresentados pelo Tecnólogo em Gestão dos Recursos Hídricos do Núcleo de Operações, Lauro Filho, que também mostrou o prognóstico da quadra chuvosa de 2025 no Ceará.

A previsão indica 35% de probabilidade para chuvas abaixo da média, 45% para chuvas dentro da normalidade e 20% para chuvas acima da média. No entanto, os modelos climáticos apontam um gradiente de precipitações do sudeste para o noroeste do estado, com anomalias positivas de precipitação no noroeste e negativas no sudeste.

Durante o encontro, também foi definido que o açude continuará operando com a vazão de 3 l/s exclusivamente para abastecimento humano, considerando que as simulações indicam que caso o reservatório se encontre numa situação considerada crítica.

Caso não tenha uma boa recarga na quadra chuvosa de 2025, o volume de água disponível garantiria o abastecimento humano com segurança até setembro de 2026.

Estiveram presentes autoridades locais, entre eles o Chefe de Gabinete, Tiago Alves, a funcionária da CAGECE, Rayane Freitas e a representante do município de Ereré no CSBH Médio Jaguaribe, Lucilane Queiroz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *