A previsão é de que haja redução da pressão da água enviada à Capital. Além disso, o abastecimento ocorrerá em dias alternados.

Fortaleza e Região Metropolitana (RMF) devem iniciar ações de racionamento de água a partir do dia 20 de julho. Entre as medidas para a redução de consumo, está a diminuição da pressão da água enviada aos bairros da Capital, o que irá gerar abastecimento em dias alternados. A expectativa é de que haja uma economia de 20% de água.

As informações foram antecipadas na manhã de ontem pelo titular da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado (SRH), Francisco Teixeira, em entrevista ao Blog do Eliomar. “Vamos reduzir a pressão de um lado da Cidade em um dia e, depois, no outro lado da Cidade em outro dia, para não secar toda a rede”, afirmou. A ideia, segundo o secretário, é fazer um manejo de controle de pressão. “Tecnicamente, isso pode ser chamado de racionamento”, afirmou.

Até o fim deste mês, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) deve elaborar o plano de contingência para a RMF. Segundo Teixeira, o começo das medidas de economia de água dependerá da celeridade da apreciação do plano pelas agências reguladoras.

Em relação aos bairros mais altos da Capital e que já enfrentam problemas com a chegada da água, o secretário afirmou que estão sendo estudadas alternativas para que não fiquem sem abastecimento; entre elas, instalação de poços profundos.

Pedro Neto, vice-presidente do Comitê das Bacias Metropolitanas, afirma que a vazão de água enviada à RMF é de cerca de 9 m³ por segundo. “A meta de redução de consumo de 20% é alta e, nesse caso, vai ter que ser feito um racionamento, de fato”, considera.

Em nota, a Cagece reforçou que tem trabalhado na elaboração do plano de contingência de Fortaleza para garantir o abastecimento.

Procurada pelo O POVO para informações a respeito da pressão de água enviada à Fortaleza e ao consumo industrial, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) afirmou que nesta semana não seria possível atender à demanda.

Frase

VAMOS REDUZIR A PRESSÃO DE UM LADO DA CIDADE EM UM DIA E, DEPOIS, NO OUTRO LADO DA CIDADE EM OUTRO DIA, PARA NÃO SECAR TODA A REDE”.

Francisco Teixeira, titular da SRH

http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2016/06/22/noticiasjornalcotidiano,3626885/racionamento-em-fortaleza-e-na-rmf-deve-comecar-em-julho.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *