RESUMO:

El Niño chega ao fim e próximo período chuvoso será diferente do último no Brasil ANÁLISE: Em boletim atualizado em 08 de agosto, o Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA) divulgou que o fenômeno El Niño praticamente chegou ao fim no oceano Pacífico.

A temperatura na região equatorial está mais baixa que o normal em sua porção oriental com tendência de resfriamento em todos os setores até o fim de 2019. Apesar disso, a atmosfera ainda responderá como El Niño em parte desta primavera. Tanto que simulações indicam chuva acima da média para a Região Sul especialmente em setembro e outubro. Não deveremos registrar extremos como em anos de El Niño clássico, mas a precipitação ficará acima da média. Com a precipitação mais concentrada no Sul, a chuva demorará mais a regularizar no Sudeste e Centro-Oeste. As primeiras pancadas até devem acontecer a partir de setembro, mas ainda serão espaçadas. Somente no decorrer de outubro, a chuva acontecerá de forma mais frequente. Além disso, diferentemente da última primavera-verão, onde o calor demorou a aparecer, a tendência é de que ocorram ondas de calor entre setembro e outubro no Brasil Central.

No verão 2020, no entanto, a tendência é de calor mais fraco que o registrado em 2019 na maior parte do país. Voltando ao Pacífico, a NOAA indica neutralidade para o verão 2020.

Entretanto, recomendamos cautela com a ideia de que neutralidade seja chuva e temperatura dentro da média. Normalmente, a neutralidade é influenciada por vieses quentes ou frios do Pacífico. E como o oceano ficará um pouco mais frio que o normal, a tendência é de que tenhamos um verão com “cara de La Niña”.

Ou seja, diferentemente do início de 2019, quando a chuva foi irregular sobretudo no Nordeste, a expectativa é de precipitação mais bem distribuída nesta Região a partir de fevereiro, além da Região Norte e nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Também há maior risco de invernadas, períodos com tempo fechado, chuvoso e temperaturas mais baixas. Por outro lado, na Região Sul e partes de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a precipitação tende a ser mais irregular no fim da primavera e, sobretudo, entre o fim do verão e início do outono de 2020.

Na maioria dos anos em que há atuação do El Niño, o período
de precipitações no Ceará é irregular e tende a ficar abaixo da
média (FOTO: ALEX PIMENTEL)

Fonte: Somar Meteorologia

Elaboração: 08/08/2019

http://somarmeteorologia.com.br/security/defesa_civil/clima3.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *