Agricultores, profetas, estudiosos e pesquisadores dos fenômenos da natureza, além de autoridades, convidados, engenheiros agrônomos, veterinários, técnicos, estudantes e profissionais da imprensa, estiveram reunidos para acompanharem os prognósticos para a quadra invernosa de 2012.
A edição do XVI Encontro de Profetas da Chuva foi realizada neste sábado, dia 14, no Parque de Exposições Valdir do Couto Dinelli, na sede da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Estado do Ceará, na cidade de Quixadá, sertão central do Ceará. A coordenação dos trabalhos esteve a cargo de Helder Cortez e de João Soares, presidente do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central.
Cerca de 27 profetas e profetizas concentraram as atenções quanto as expectativas para as previsões que, no contexto final apontaram para uma boa quadra invernosa, com as precipitações iniciando em janeiro, fazendo uma pausa um fevereiro, retornando com intensidade nos meses de março, abril e maio, alcançando até meados de junho. Este prognostico esteve na maioria das previsões dos profetas oriundos de Quixadá, Quixeramobim, Ibaretama, Banabuiú, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Piquet Carneiro, Madalena, Itatira, Monsenhor Tabosa e Camocim.
Prestigiaram o encontro, representantes do governo do estado do Ceará, entre eles: Secretário do Desenvolvimento Agrário Engrº Agrº Nelson Martins, subsecretário Engrº Agrº Antônio Amorim, Diretor Administrativo e Financeiro Cristiano Goes e o Presidente da Ematerce Engrº Agrº José Maria Pimenta. Os servidores e ocupantes de cargos de confiança, além dos patrocinadores e incentivadores e idealizadores foram homenageados com troféus e diplomas de participação. No final do encontro foi servido almoço aos presentes. “A cultura popular dos profetas da chuva deve ser respeitada, por trata-se do estudo diário de homens e mulheres, que lidam com a terra e por conta disso merecem crédito por estarem prestando relevante serviço nas previsões da quadra invernosa”, disse José Maria Pimenta, presidente da EMATERCE.