Nesta terça-feira (25), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da gerência Regional das Sub-Bacias do Baixo e Médio Jaguaribe, realizou a reunião de avaliação da alocação negociada de água 2024.2 e operação emergencial do açude Adauto Bezerra para o primeiro semestre de 2025. A reunião foi realizada na Câmara Municipal de Pereiro, e contou com representantes de instituições da sociedade civil, poder público municipal e usuários de água do açude Adauto Bezerra, localizado no município de Pereiro.
Atualmente, o açude Adauto Bezerra possui um volume de 1.037.418 m3, que representa 21,66 % desua capacidade total. A operação do sistema teve início em 01 de julho de 2024 e encerrou-se em 31/01/2025, com uma vazão média operada de 16 l/s para abastecimento da sede de Pereiro e comunidades no entorno do reservatório.

Em 31 de janeiro de 2025, ao final do período da operação, a cota real do açude foi 95,89 m, com o volume de 975.818 m³. Comparado à simulação inicial, houve um saldo positivo de 502.596 m³, correspondente a 1,12 m na cota do reservatório, que pode ser explicado por uma evaporação menor que previsto, além de chuvas registradas no município de Pereiro em janeiro/2025.
Os dados operacionais foram apresentados pelo Analista em gestão de recursos hídricos do Núcleo de Operações, Humberto Azevedo, que também apresentou o prognóstico da quadra chuvosa de 2025 no Ceará.
A previsão indica 35% de probabilidade para chuvas abaixo da média, 45% para chuvas dentro da normalidade e 20% para chuvas acima da média. No entanto, os modelos climáticos apontam um gradiente de precipitações do sudeste para o noroeste do estado, com anomalias positivas de precipitação no noroeste e negativas no sudeste.

Durante o encontro, também foi definido que o açude continuará operando com a vazão de 16 l/s exclusivamente para abastecimento humano, considerando que as simulações indicam que caso o reservatório encontra-se numa situação considerada crítica, e caso não tenha uma boa recarga na quadra chuvosa de 2025, o abastecimento do município pode ser comprometido a partir de outubro do corrente ano.
Presente na reunião, o vice-prefeito de Pereiro, Eduardo de Arão, ressaltou que a gestão municipal está empenhada em realizar a articulação junto ao Governo do Estado para a substituição da AMR – Adutora de Montagem Rápida, que atualmente está inoperante e que captava água no rio Jaguaribe, no distrito de Mapuá, município de Jaguaribe. Segundo informações repassadas pela CAGECE UNBBJ Russas, atualmente a CAGECE já realizou a aquisição de parte da tubulação definitiva, estando na fase de empenho de recursos para realização dos servições de substituição dos canos da AMR.