A operação prevista para o primeiro semestre é de caráter provisório, durante a quadra chuvosa, e ocorre entre fevereiro e junho

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh realizou nesta quarta-feira (21), em Quixadá, a Reunião de Avaliação da Operação 2023.2 dos três maiores açudes do Ceará: Banabuiú, Orós e Castanhão. Durante o encontro, que contou com a participação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, também foram definidas as vazões da operação de 2024.1 para esses reservatórios. Cerca de 130 pessoas acompanharam o momento, incluindo presenças no formato virtual.

A operação, de caráter provisório durante a quadra chuvosa, ocorre entre fevereiro e junho. Após esse período, acontecerá a Reunião de Alocação Negociada de água dos reservatórios monitorados pela Companhia. Participaram os representantes dos Comitês do Baixo, Médio e Alto Jaguaribe, Banabuiú, Salgado e Região Metropolitana.

O diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, destacou que a reunião representa uma continuidade do trabalho de gestão participativa da companhia, visto que o processo ocorre da mesma forma nos demais reservatórios monitorados, sempre com a anuência de representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado.

Para o primeiro semestre de 2024, são aprovadas vazões máximas para a operação emergencial dos reservatórios. Tércio lembra que o processo da operação emergencial (no primeiro semestre) é diferente da alocação negociada, que ocorre tradicionalmente no segundo semestre. “Nesse primeiro momento, enquanto há expectativa de algumas chuvas, nós trabalhamos com um teto máximo para essa operação, e quando a chuva acontece, a água é economizada. Essa liberação funciona como um complemento e salvação para que não haja escassez”, explica.

O presidente do Comitê do Salgado, Wyldevânio Vieira, reforçou o papel dos Comitês de Bacias no processo de gestão das águas do Ceará. “Nossa participação, enquanto comitê, é crucial para que o processo de gestão das águas continue sendo compartilhado e tão democrático”, ressaltou.

Confira as vazões aprovadas pelos Comitês:

Banabuiú

A vazão aprovada, por consenso, para o sistema Banabuiú durante o primeiro semestre de 2024 foi de 1000 l/s, sendo 950 L/s  para perenização do rio e 50 L/s para a bacia hidráulica.

Açude Banabuiú  teve uma variação positiva de aproximadamente 1 milhão de metros cúbicos entre o volume simulado e o realizado em 2023. O gerente da bacia, Luis Cesar Pimentel, reportou algumas ações realizadas para garantir mais segurança hídrica neste período, como a requalificação da válvula dispersora do açude, feita por meio da gerência de manutenção da Cogerh.

Orós

A vazão aprovada para o Orós durante o primeiro semestre de 2024 foi de 2.000 L/s.

O Coordenador do Núcleo de Operações, Cássio Sales,  expôs os dados da avaliação da operação de alocação 2023.2 do Açude Orós. A variação final foi de aproximadamente 13,64 milhões de m³/s entre o volume simulado e o realizado em 2023, resultando em uma operação positiva. Cássio Sales também relatou manutenção no sistema de canais e diversas ações de manutenção do sistema Orós.

Após debate da plenária, a macro vazão aprovada para o primeiro semestre de 2024 para o Castanhão foi de 14 m³/s, sendo 7,5m³/s para o vale (perímetros irrigados, rio) e 6,5 m³/s l para a região metropolitana de Fortaleza.

Castanhão

Após hiato de 5 anos, o Açude Castanhão voltará a transferir água para a Região Metropolitana de Fortaleza pelo Eixão das Águas. Com o reforço das águas da transposição do Rio São Francisco, a ação representa mais segurança hídrica para a RMF, tendo em vista o prognóstico climático de maior probabilidade de chuvas abaixo da média e a atual situação do sistema hídrico metropolitano, cuja acumulação gira em torno de 52% da capacidade total.

Seguindo a prestação de contas da operação realizada em 2023, o Açude Castanhão  teve uma variação positiva. Conforme apresentado por Hermilson Barros, gerente da Bacia, foi alocado 18 m³/s e realizado 16m³/s, indicando uma variação positiva na operação do reservatório. A operação atendeu toda região de montante, bem como a perenização do Castanhão.

Prognóstico da Funceme

Meiry Sakamoto, da Gerência de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), apresentou o Prognóstico Climático  Quadra Chuvosa de 2023 e as tendências para o próximo trimestre. Segundo Sakamoto, os modelos seguem indicando cenário de pluviometria abaixo da média histórica, fato que pode refletir na recarga dos reservatórios.

Situação dos Reservatórios

Hoje, os 3 maiores açudes do estado encontram-se com os seguintes volumes acumulados: Orós – 50,21%; Castanhão – 22,8%; Banabuiú – 36,4%. O volume total acumulado dos 157 reservatórios monitorados registra nesta quarta-feira (21), 37,1 % da capacidade total do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *