Definidos representantes dos Comitês de Bacia para Conselho de Recursos Hídricos do Estado

Em assembleia setorial, foi realizada nesta quarta-feira (28), em Fortaleza, eleição para definição dos representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas para assento no Conselho de Recursos Hídricos do Ceará (CONERH).

Por meio de votação, os presidentes e representantes escolheram, com 10 votos, o Comitê do Médio Jaguaribe, como o titular para a vaga. Como suplente, o Comitê do Alto Jaguaribe, recebeu nove votos.

A eleição ocorreu durante a 1ª reunião do Fórum Cearense de CBHs, iniciada na terça-feira (27).

Celebração de 30 anos da Cogerh

As diretorias dos 12 colegiados também participaram nesta terça-feira (27) da cerimônia em comemoração aos 30 anos da Cogerh, no Museu da Imagem e do Som.

Na oportunidade, a Companhia homenageou servidoras pioneiras com o troféu “Mulheres das Águas”, sendo a presidente do CSBH do Alto Jaguaribe homenageada por sua atuação na luta pela gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos estaduais.

O evento prestou homenagens aos 23 conselheiros que compõem o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh).

Também foi lançado o filme “Águas do Ceará – Entre a Seca e Esperança”, uma obra audiovisual que combina elementos de documentário, animação e poesia para contar a história sobre o papel crucial da gestão dos recursos hídricos do Ceará, tendo a Companhia como centro deste processo.

Procomitês

Além disso, durante a reunião, Márcia Caldas, da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará, esmiuçou os valores gastos e restantes dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês), para cada bacia hidrográfica cearense.

O Programa foi instituído pela Agência Nacional de Águas (ANA), disponibilizando 500 mil reais por ano para cada Estado que cumpra metas estabelecidas pela ANA.

O recurso é dividido igualmente para cada Comitê, que decide como aproveita-lo com ações, capacitações, equipamentos ou serviços de interesse dos colegiados.

Prognóstico da quadra chuvosa

A reunião contou com a participação de Meiry Sakamoto, meteorologista da FUNCEME, que apresentou informações sobre as chuvas do ano de 2023 no estado do Ceará.

Na sequência, apresentou dados da pré-estação chuvosa de 2024, por bacia hidrográfica.

O prognóstico climático para fevereiro, março e abril tem probabilidade de 45% para chuvas abaixo do normal, conforme já divulgado pela instituição.

Atividades em 2024

Além disso, houve momento de troca de experiências entre representantes dos 12 Comitês de Bacia, assim como debates sobre a situação hídrica do estado e de encaminhamentos de demandas das plenárias.

O grupo discutiu a administração dos recursos hídricos no âmbito da política compartilhada de águas e acompanhou a apresentação de cada representação acerca das atividades realizadas no começo deste ano em suas regiões.

A próxima reunião ordinária do Fórum será em Iguatu, nos dias 23 e 24 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *