Usuários de Água do Açude Figueiredo, junto à Cogerh, realizou nesta terça-feira (28), no município de Iracema, para avaliar a operação do 2º semestre de 2022 e definir a operação emergencial 2023.1 do reservatório, localizado no município de Alto Santo.
Na ocasião, a equipe técnica da Gerência Regional da Cogerh de Limoeiro do Norte demonstrou que o açude encontra-se com um volume de 23,5 milhões de m³, equivalente a 4,7% de sua capacidade máxima.
A vazão média aprovada para a operação 2022.2 foi de 197 L/s, sendo 10 l/s para abastecimento da sede de Potiretama, e liberação de até 3 milhões de m³, através de pulsos para perenização do leito do Rio Figueiredo, beneficiando pequenos produtores para dessedentação animal e abastecimento de comunidades ao longo do Rio.
No comparativo entre o simulado e o realizado para o 2º semestre, a vazão média operada no período ficou em 171 litros por segundo (l/s). A operação foi encerrada em 31 de janeiro com saldo positivo de 3,36 milhões de m³ em comparação ao simulado. O resultado é devido à menor vazão utilizada e às chuvas que atingiram a região no final do ano de 2022.
Operação Emergencial 2023.1
Para a operação do 1º semestre de 2023, a vazão definida foi 0,1 l/s. Considerando apenas o abastecimento de Potiretama e o aporte médio do açude observado no período de 2012 a 2022, o reservatório deve chegar em 30 de junho com um volume de 39,4 milhões de m³.
O evento contou com a presença de Representantes do Poder Público, da Sociedade Civil, Usuários de água e Membros do Comitê do Médio Jaguaribe dos municípios de Alto Santo, Potiretama e Iracema, além da equipe técnica da Gerência Regional da Cogerh de Limoeiro do Norte.