A Comissão Gestora do Açude Riacho do Sangue, junto à Cogerh, realizou nesta segunda-feira (27), no município de Solonópole, uma reunião de avaliação da operação do 2º semestre de 2022 do reservatório.
Na ocasião, a equipe técnica da Gerência Regional da Cogerh de Limoeiro do Norte demonstrou que o açude, em 24 de fevereiro, encontrava-se com volume de 33,8 milhões de m³ (57,85% de sua capacidade total).
A vazão média aprovada para a operação de alocação 2022.2 foi de 328 L/s, sendo 28 l/s para abastecimento da sede e distritos de Solonópole, e 300 l/s para perenização de 31 km do leito do riacho do Sangue, beneficiando pequenos produtores para dessedentação animal e abastecimento de comunidades dos municípios de Solonópole e Jaguaretama, localizadas ao longo do riacho.
No comparativo entre o simulado e o realizado para o 2º semestre de 2022, a média operada no período ficou em 268 Litros por segundo (l/s), dos quais 240 l/s foram usados para perenização do riacho.
Ao final da operação, encerrada em 31 de janeiro, o saldo foi positivo, com 6,53 milhões de m³ a mais no açude do que o simulado. O resultado é devido à menor vazão utilizada e às chuvas que atingiram a região no final do ano de 2022.
Atualmente, o reservatório está com 33,7 milhões de m³, equivalente a 57,7% de seu volume total.
O evento contou com a presença de Representantes do Poder Público, da Sociedade Civil, Usuários de água e Membros do Comitê do Médio Jaguaribe dos municípios de Jaguaretama e Solonópole, além da equipe da Gerência Regional da Cogerh de Limoeiro do Norte.