A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da regional do Baixo e Médio Jaguaribe, realizou na quinta-feira (14) reunião com a Comissão Gestora – CG do Açude Jenipapeiro. O encontro, realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores(as) Familiares (STRAAF), no Distrito de Betânia, município de Deputado Irapuan Pinheiro, buscou rediscutir a operação 2024.2 do açude para atendimento a pequenos usuários à jusante do açude.

DEMANDA DE LIBERAÇÃO A JUSANTE

Durante a alocação negociada de água, aprovada pela CG em julho de 2024, foi definida uma vazão média de 14 L/s, visando apenas o abastecimento humano da sede do município e do Distrito de Betânia, por meio do SAAE de Deputado Irapuan Pinheiro.

Porém, no mês de outubro, foi apresentado abaixo-assinado solicitando uma liberação para recarga de poços e dessedentação de animais a jusante do açude Jenipapeiro. A justificativa é para atendimento a pequenos usuários localizados ao longo do canal que tem cerca de 16,5 km de extensão.

O documento foi demanda de pequenos proprietários das comunidades do Distrito de Betânia (pequena fração) e comunidades de Catolé, Varjota, Cantagalo, Jenipapeiro, Ramalhete, Campos, dentre outras localidades nas imediações do Distrito de Assunção (território de Solonópole).

Após visita técnica da Cogerh e da diretoria do Comitê do Médio Jaguaribe, o colegiado deliberou sobre a demanda, sendo também discutida pela Comissão Gestora do açude Jenipapeiro, que aprovou a liberação por nove votos de 10 membros da CG, presentes à reunião.

NOVO CENÁRIO APROVADO

Na reunião com a Comissão Gestora, a equipe Técnica da Cogerh, apresentou o novo cenário com uma vazão média de 95 L/s. A liberação representará uma redução de até 1,03 m na cota do reservatório, que atualmente se encontra com 77,81% de sua capacidade.

As simulações indicam que o açude deve chegar em 31/01/2025 com 59,1% de sua capacidade.

O Analista em Gestão dos Recursos Hídricos da Cogerh, Aroldo Vidal, enfatizou a importância do engajamento da Comissão Gestora nesse processo de liberação de água do açude, que atualmente se limita ao abastecimento humano.

Devido à crise hídrica da última década, essa será a 1ª liberação à jusante desde 2012.

Participaram da reunião representando a Cogerh Limoeiro do Norte, os Analistas em Gestão dos Recursos Hídricos, Aroldo Vidal e Humberto Azevedo e a Assistente Administrativa do Núcleo de Gestão Participativa, Ley Guimarães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *