Comissão Gestora do Açude Nova Floresta aprova liberação de água para atender pequenos produtores

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da regional do Baixo e Médio Jaguaribe, realizou nesta quarta-feira (13) reunião com a Comissão Gestora (CG) do Açude Nova Floresta. O encontro, realizado na Escola Ulisses Paranhos, localizado no Distrito de Nova Floresta, município de Jaguaribe, teve como objetivo rediscutir a operação 2024.2 do açude para atendimento aos pequenos usuários à jusante do açude.

DEMANDA DE LIBERAÇÃO

Durante a alocação negociada de água, realizada pela CG em julho de 2024, foi definida uma vazão média de 2 l/s, visando apenas uma reserva estratégica caso o SAAE Jaguaribe necessitasse complementar o abastecimento do Distrito de Nova Floresta. A localidade atualmente é abastecida pela adutora que tem captação no açude Pedra Branca, que faz parte do Sistema de Transposição Orós/Feiticeiro.

Porém, no mês de outubro, irrigantes do distrito de Nova Floresta apresentaram um abaixo assinado solicitando uma liberação para recarga de poços e dessedentação de animais à jusante do açude Nova Floresta. A medida visa beneficiar pequenos produtores localizados ao longo do canal que tem cerca de 4 km de extensão.

Após visita técnica da Cogerh e da diretoria do Comitê do Médio Jaguaribe, o colegiado deliberou pela possibilidade de atendimento da demanda, sendo essa questão discutida e deliberada pela Comissão Gestora do açude Nova Floresta, que aprovou por unanimidade a liberação com o condicionante que seja realizado previamente um trabalho de desobstrução e retificação de trechos do canal.

NOVO CENÁRIO APROVADO

Na reunião com a Comissão Gestora, a Cogerh apresentou o novo cenário com uma vazão média de 20 L/s. A liberação representará uma redução de até 24 cm na cota do reservatório, que atualmente encontra-se com 30,6% de sua capacidade. As simulações indicam que o açude deve chegar em 31/01/2025 com 18,1% de sua capacidade.

Na ocasião, foi formada uma comissão de representantes dos usuários, que ficará encarregada de realizar a limpeza/desobstrução do canal nos próximos dias para que seja realizada a liberação de água.

O Vice-presidente do Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe, Cícero Junier Barreto, ressaltou a importância do engajamento da Comissão Gestora nesse processo de liberação de água do açude, que atualmente está sem uso.

Participaram da reunião representando pela Cogerh o analista em gestão de recursos hídricos, Cleilson Almeida, o tecnólogo em gestão de recursos hídricos, Lauro Filho e o apoio do núcleo de gestão participativa, Maria Ley.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *