O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe se reuniu nesta terça-feira (14), no distrito de Nova Floresta, em Jaguaribe, para renovação da Comissão Gestora do Açude Nova Floresta. O momento contou com a participação de autoridades locais, usuários de água e da sociedade civil.
Na ocasião, o Analista em Gestão dos Recursos Hídricos da Cogerh, Aroldo Vidal, explicou sobre o Diagnóstico Institucional aplicado ao reservatório e destacou as principais atribuições de uma comissão gestora, sua metodologia de trabalho e principais características socioeconômicas e ambientais.
Finalizadas as discussões, a Comissão Gestora do Açude Nova Floresta foi renovada para o quadriênio 2023-27, composta pelas seguintes instituições:
Poder Público: Câmara Municipal de Jaguaribe e Prefeitura Municipal de Jaguaribe
Sociedade Civil: E.E.F. Ulisses Paranhos Maia, Colônia de Pescadores Z-55, Igreja Católica – Capela Senhora Santana e Assembleia de Deus Templo Central
Usuários: SAAE Jaguaribe, Luís Sávio de Sousa, José Pinheiro Rodrigues, José Pinheiro de Melo, José Antônio de Mesquita, José Orismilde de Almeida Rodrigues e Mário Rodrigues.
Os próximos passos serão a homologação da Comissão Gestora junto ao Comitê da sub-bacia do Médio Jaguaribe, a posse das instituições eleitas e a realização de uma capacitação.
Na oportunidade, a Cogerh foi representada pelo Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa da regional das sub-bacias do Médio e do Baixo Jaguaribe, Leandro Nogueira e pelo analista Aroldo Vidal. Também estiveram presentes Ley Guimarães, Assistente Administrativa do Núcleo de Gestão e Antônio Mendes, AGIR do reservatório.