A Cogerh, por meio da Gerência regional das sub-bacias do Médio e do Baixo Jaguaribe, realizou nesta quarta-feira (19), no município de Solonópole, a reunião de alocação negociada de água para a operação do 2º semestre do ano de 2023 do Açude Riacho do Sangue com a Comissão Gestora do reservatório.
Na ocasião, a equipe técnica da regional da Cogerh demonstrou que o açude está com um volume de 57,9 milhões de m³, equivalente a 99% de sua capacidade total. Durante a última reunião extraordinária do Comitê do Médio Jaguaribe, foram definidos o parâmetro mínimo (78 l/s) e máximo (328 l/s) para as vazões da operação.
Após discussão, a vazão média aprovada foi de 280 l/s, sendo 28 l/s para abastecimento da sede e distritos de Solonópole, e 252 l/s para perenização de 31 km do leito do riacho do Sangue, beneficiando pequenos produtores para dessedentação animal e abastecimento de comunidades dos municípios de Solonópole e Jaguaretama, localizadas ao longo do riacho.
Ficou definido pela Comissão Gestora do reservatório que a liberação de água ocorrerá no dia 1 de agosto somente após a limpeza do leito do riacho pelos próprios usuários de água.
O evento contou com a presença dos membros da Comissão Gestora e representantes dos municípios de Jaguaretama e Solonópole, além do Chefe da Unidade de Campo do DNOCS, Audísio Girão e da equipe técnica da Regional da Cogerh, representada pelo Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Leandro Nogueira, pelo Coordenador do Núcleo de Operações, Alexandre Diógenes e pelo Tecnólogo em Gestão de Recursos Hídricos, Lauro Filho.