A Cogerh, por meio da Gerência regional da Cogerh das sub-bacias do Médio e do Baixo Jaguaribe, realizou uma reunião informativa sobre a operação do 2º semestre de 2023 do Açude Figueiredo, localizado em Alto Santo, à população do município de Iracema, nesta quinta-feira (20), na Agrovila São José dos Famas.
Na ocasião, a equipe técnica da regional apresentou o volume atual de 68,1 milhões de m³, equivalente a 13,7% de sua capacidade total. O Comitê do Médio Jaguaribe aprovou a vazão média de 226 L/s para a operação 2023.2, sendo 10 l/s para abastecimento da sede de Potiretama, e uma liberação de até 4 milhões de m³ para pequenos produtores para dessedentação animal e abastecimento de comunidades através de pulsos para perenização do leito do rio Figueiredo.
A 1ª liberação ocorreu logo após a reunião, com uma vazão instantânea de 1413 L/s que percorrerá o leito do rio Figueiredo por aproximadamente 27 km até a BR-116. Os outros pulsos serão dados de acordo com as visitas técnicas da Cogerh e comissão de membros do CSBH Médio Jaguaribe. Ficou acertado que, entre os meses de setembro e outubro, ocorrerá uma reunião de acompanhamento da operação.
O evento contou com a presença de Representantes do Poder Público, da Sociedade Civil, Usuários de água e Membros do CSBH Médio Jaguaribe dos municípios de Alto Santo e Iracema. Pela Cogerh, participaram o Gerente Regional em Exercício, Humberto Azevedo, o Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Leandro Nogueira, e a técnica do Núcleo de Operações, Thais Gomes. O DNOCS esteve representado por Audísio Girão, Chefe da Unidade de Campo Baixo e Médio Jaguaribe e Chico Alves, Administrador do açude Figueiredo.