A Comissão Gestora dos Aquíferos da Bacia Potiguar, dos Comitês do Baixo e Médio Jaguaribe, reuniram-se na terça-feira (11), na Gerência Regional da Cogerh de Limoeiro do Norte, para discutir duas pautas.
Uma delas foi a sugestão de mudança do nome da Comissão para “Comissão Gestora dos Aquíferos da Bacia Potiguar (Jandaíra-Açu)”. A motivação para isso é delimitar a área de atuação da CG para uma região mais específica, visto que somente 8% da Bacia Potiguar pertence ao Ceará, sendo a maior porção no Rio Grande do Norte.
A alteração é defendida pela Gerente de Projetos da Cogerh, Zulene Almada, que já realizou estudos do aquífero em questão.
“Bacia sedimentar é uma formação geológica constituída de sedimentos que se acumularam ao longo dos anos por ação da deposição de materiais tanto de forma física quanto química. Já o aquífero é um corpo geológico capaz de acumular e transmitir água”, diferencia a hidrogeóloga.
Os colegiados dos Comitês do Baixo e do Médio Jaguaribe irão discutir a mudança e deliberar junto à Comissão.
A outra pauta da reunião foi a proposta de elaboração do regimento interno da Comissão. O Coordenador do Núcleo Gestão Participativa da Cogerh de Limoeiro, Leandro Nogueira, apresentou aos membros a Minuta do Regimento Interno, aprovada após discussão.