O Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe realizou, junto à Cogerh, sua 74ª Reunião Ordinária, a fim de avaliar as ações realizadas em 2022 e dar início ao planejamento para 2023. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (1), de forma presencial, no município de Jaguaribara.

Na ocasião, foi apresentada a situação das obras do Sistema Adutor Banabuiú-Sertão Central do Projeto Malha D’Água. Segundo Gianni Lima, Assessor de Projetos da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH-CE), a Sub-Bacia do Médio Jaguaribe foi beneficiada em quatro municípios, sendo eles Jaguaretama, Solonópole, Milhã e Deputados Irapuan Pinheiro. 

A Gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, também expôs as condições dos oceanos Pacífico e Atlântico, assim como as tendências climáticas para a quadra chuvosa do próximo ano.

Entre os presentes, estavam o Presidente da Cogerh, João Lúcio Farias; o Gerente Regional de Limoeiro do Norte, Hermilson Barros; os coordenadores do núcleos de Operação e de Gestão Participativa, Almeidas Campos e Leandro Nogueira; o Analista em Gestão de Recursos Hídricos, Cleilson Almeida; e a Assistente Administrativa do Núcleo de Gestão Participativa, Emília Reges. 

A diretoria do Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe também participou do momento, com a presença de Flaviana Guimarães, Presidenta do Comitê; Joseane Silveira, Vice-presidente; Lurivan Miranda, Secretário; e José Martins, Secretário-Adjunto. Ao todo, 26 instituições estiveram presentes.

Comendas Zaranza e José Ulisses de Sousa

O encontro também foi marcado pela definição dos nomes honrados com as Comendas Zaranza e José Ulisses de Sousa. Os indicados foram, respectivamente, Joseane Silveira e Expedito Diógenes, ambos membros do Comitê.

A Comenda Zaranza e José Ulisses de Sousa são uma homenagem feita anualmente e destinada a personalidades escolhidas pelos membros dos comitês como importantes na discussão sobre recursos hídricos. Os nomes destas honrarias são em homenagem póstuma a Antônio Zaranza e José Ulisses de Sousa, ex-servidores da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) que tiveram grande participação nas deliberações sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *