Colegiado defendeu que a operação 2020.2 dos açudes isolados terá como foco o abastecimento humano

Finalizando o processo de discussão participativa acerca das vazões de operação dos açudes, o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe aprovou as alocações de água dos reservatórios da Bacia em reunião virtual extraordinária. O comitê definiu no encontro realizado no dia 4 de agosto que, caso seja necessário, o único reservatório isolado a permitir liberação de água a jusante é o açude Figueiredo.

Em virtude da pandemia do Covid-19, o colegiado já havia aprovado a Resolução Nº 003/2020 durante a 64ª Reunião Ordinária que ocorreu no dia 24 de julho. A resolução dispõe sobre a definição do processo de alocação negociada de água 2020 pelo Comitê no período de isolamento social. Após várias discussões, definiu-se que o foco das alocações para a operação 2020.2 será o abastecimento humano.

Para a presidente do colegiado, Flaviana Guimarães, “o momento que atravessamos impossibilitou a realização das reuniões presenciais e, como os nossos reservatórios de certa forma não chegaram a níveis tão confortáveis, foi importante a decisão que tomamos”. Ainda segundo Flaviana, “esperamos que as águas do São Francisco em breve desemboquem no açude Castanhão, para que tenhamos mais água em nossa bacia, melhorando cada vez mais a oferta do Vale do Jaguaribe”, finalizou.

Participaram do evento 35 Instituições/membros (87,5% do colegiado) que aprovaram as vazões médias que serão operadas pelos reservatórios da bacia do Médio Jaguaribe. Cerca de 50 pessoas acompanharam a reunião virtual, entre membros do comitê e colaboradores da Cogerh.

Confira as vazões médias de operação aprovadas para o segundo semestre de 2020:

  • Adauto Bezerra – 14,40 l/s (sem liberação a jusante)
  • Canafístula – 28,00 l/s (sem liberação a jusante)
  • Ema – 18,50 l/s (sem liberação a jusante)
  • Jenipapeiro – 14,00 l/s (sem liberação a jusante)
  • Joaquim Távora – 3,00 l/s (sem liberação a jusante)
  • Nova Floresta – 3,00 l/s (sem liberação a jusante)
  • Riacho da Serra – 18,50 l/s (sem liberação a jusante)
  • Santa Maria – 2,00 l/s (sem liberação a jusante)
  • Santo Antônio dos Bastiões – 2,00 l/s (sem liberação a jusante)
  • Tigre – 2,00 l/s
  • Figueiredo – 10 l/s (com liberação a jusante – 2 milhões m³ quando houver necessidade).

Na ocasião ainda foi definida a Criação da Comissão de Acompanhamento da Operação dos açudes Isolados do Médio Jaguaribe. As instituições escolhidas foram: 1) Fundação Dr. Ozanam Monteiro (Sr. Marx Carrieri); 2) Associação Cultural Filhos da Terra (Sr. Lurivan Miranda); 3) Prefeitura Municipal de Jaguaribe (Sr. Alisson Lucas); 4) Prefeitura Municipal de Alto Santo (Sr. David Holanda); 5) Ematerce (Sr. João Menezes).

A diretoria do CSBH Médio Jaguaribe estava representada pela presidente Flaviana Guimarães, a vice-presidente Joseane Silveira e o secretário Lurivan Miranda. A Gerência Regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh/Limoeiro do Norte esteve representada pelo Gerente Regional Hermilson Barros, o Coordenador do Núcleo Técnico Almeida Chaves, o Coordenador do Núcleo de Gestão Leandro Nogueira, e suas respectivas equipes da gerência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *