Comitê e Cogerh realizam visita técnica ao Ramal do Apodi para estudar viabilidade de transferência de água

O Comitê da sub-bacia do Médio Jaguaribe, junto à Cogerh, realizou nesta quarta-feira (8) uma visita técnica ao Ramal do Apodi, no trecho 4 do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

A ação teve o objetivo de entender e fundamentar a deliberação do plenária do colegiado, apresentada por representantes dos municípios de Ereré e Iracema. A ideia é, conhecendo melhor a obra, pleitear a transferência de água do Rio São Francisco, via Ramal do Apodi, para o Açude Figueiredo.

Na ocasião, foi visitado o provável percurso da transposição, desde o local de captação para a transferência de água pleiteada, que fica no rio Apodi, no município de Pau dos Ferros-RN.

De lá, seria necessária a construção de aproximadamente 12 km de adutoras/canais, até o riacho Melancias, localizado no município de Ereré-CE, de onde as águas escoariam por gravidade até o açude Figueiredo, em Alto Santo-CE.

Após a visita, será elaborado um ofício do colegiado para o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas e para a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará, solicitando a análise da viabilidade técnica da proposição.

Participaram da visita o membro do Comitê e secretário de agricultura de Iracema, Antônio Flávio, o Secretário de Agricultura de Ereré, Raimundo Augusto, o técnico da Ematerce Ereré Uda Avelino e os analistas em gestão de recursos hídricos da regional da Cogerh das sub-bacias do Baixo e do Médio Jaguaribe, Cleilson Almeida e Isaac Soares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *