A Secretaria dos Recursos Hídricos ficou à frente por conduzir esse momento instrutivo dando ênfase a tecnologia de imagens de satélites, sendo importante no cadastramento dos reservatórios
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, por meio da gerência regional de Limoeiro do Norte, em parceria com a Secretaria dos Recursos Hídricos – SRH e o Comitê da Sub-bacia do Médio Jaguaribe, realizou na última segunda-feira (10), a Oficina Virtual sobre a Lei de Segurança de Barragens e Cadastro Estadual de Barragens a ser discutida e implementada nos municípios de Jaguaretama e Dep. Irapuan Pinheiro.
A oficina contou com a participação de membros do CSBH Médio Jaguaribe e de representantes de instituições dos Poderes Públicos, da Sociedade Civil Organizada e usuários/empreendedores (proprietários de açudes/barramentos) dos municípios de Jaguaretama e Dep. Irapuan Pinheiro. O evento foi coordenado pelo Leandro Nogueira, coordenador do núcleo de gestão da gerência regional da Cogerh de Limoeiro do Norte.
Na ocasião, Lucrécia Nogueira, orientadora da célula de segurança de barragens (CESBA/SRH), apresentou sua equipe de trabalho, formada por Fernanda Furtado e Thaisa Alves, técnicas da SRH. Foi feito uma breve contextualização histórica da Lei Nº 12.334/2010 – Lei de Segurança de Barragens, que teve evidência nacional com o rompimento das barragens no estado de Minas Gerais. Em seguida foi mostrado os principais aspectos da legislação e a metodologia de cadastramentos dos reservatórios.
Na oportunidade, Lauro Filho, tecnólogo em gestão dos recursos hídricos da Cogerh/Limoeiro do Norte frisou a importância deste trabalho para a gestão dos recursos hídricos do estado do Ceará e, pediu apoio aos representantes dos municípios participantes da Oficina, pois em breve técnicos da Cogerh irão visitar os reservatórios, tendo como limiar inicial, os que têm acima de 20 hectares, havendo a possibilidade de também cadastrar reservatórios até 10 hectares.
A Cogerh/Limoeiro do Norte ainda esteve representada, pelo coordenador do núcleo técnico Almeida Chaves, pelo analista em gestão de recursos hídricos (AGRH) Cleilson Almeida, pelo tecnólogo em gestão de recursos hídricos (TGRH) Lauro Filho, e pelas assistentes administrativas do núcleo de gestão Ley Guimarães e Emília Regis e pela Estagiária de Comunicação Caroline Rocha.