A Cogerh, por meio da Gerência regional das sub-bacias do Médio e do Baixo Jaguaribe, realizou na sexta-feira (11), na Câmara Municipal do município de Ereré, a reunião de alocação negociada de água para a operação do 2º semestre de 2023 do Açude Santa Maria.
Na ocasião, a equipe técnica da regional mostrou aos representantes dos diversos segmentos da sociedade local que o reservatório se encontra com um volume de 1,9 milhão de m³, totalizando 28,6% de sua capacidade total.
Após debate, foi aprovada a vazão média de 2 L/s para a operação 2023.2, já definida pelo Comitê do Médio Jaguaribe. A liberação irá atender a comunidade de Santa Maria e circunvizinhas ao reservatório.
Um dos encaminhamentos da reunião foi a solicitação do município de Ereré ao Comitê do Médio Jaguaribe para uma liberação de água do açude com o objetivo de atender a um trecho de 3,88 km do riacho Amparo no município.
O evento contou com a presença da prefeita municipal, Emanuelle Gomes, e do Secretário de agricultura, Raimundo Augusto.