A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) de Limoeiro do Norte, junto com usuários do reservatório Tigre, promoveu, na última quinta-feira (10) uma reunião para discutir e definir a alocação negociada de água do reservatório, localizado em Solonópole. A operação ocorrerá durante o segundo semestre do ano de 2023, perdurando até a próxima quadra chuvosa.
Durante o evento, a equipe técnica da Gerência regional da Cogerh das sub-bacias do Médio e do Baixo Jaguaribe, apresentou informações detalhadas sobre o estado atual do reservatório. Em 10 de agosto, o açude estava com um volume de 1,19 milhão de metros cúbicos, representando 34% de sua capacidade total.
Como resultado da colaboração entre os diversos setores interessados, a vazão média aprovada para a operação 2023.2 foi estabelecida em 4 litros por segundo (4 L/s). Essa vazão será fundamental para suprir o abastecimento das comunidades circunvizinhas ao reservatório e também para atender às necessidades de dessedentação animal na região.
O encontro reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade de Solonópole. Pela Cogerh estavam o Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Leandro Nogueira, o Coordenador do Núcleo de Operações, Alexandre Diógenes, e o Apoio do Núcleo de Gestão, Emília Régis.