A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da Gerência Regional de Limoeiro do Norte, realizou nesta quarta-feira (19) uma reunião para avaliação da operação 2022.2 e operação emergencial 2023.1 do Açude Santo Antônio dos Bastiões. O evento ocorreu na Igreja Católica do distrito de Bastiões, município de Iracema, com a comunidade local e com o Comitê da sub-bacia do Médio Jaguaribe, representado pela Prefeitura Municipal.
Na oportunidade, foram apresentados os dados técnicos do reservatório, que atualmente utiliza uma vazão média de 2 L/s para abastecimento humano do distrito de Bastiões.
De acordo com Humberto Azevedo, Analista em Gestão dos Recursos Hídricos, atualmente o açude encontra-se com o volume de 273 mil m³, equivalente a 32,6% de sua capacidade total, percentual considerado como “Em Alerta“.
Um dos encaminhamentos do encontro foi a solicitação da criação da Comissão Gestora do reservatório, cuja demanda será levada ao Comitê da Sub-bacia do Médio Jaguaribe pelo Núcleo de Gestão Participativa da Regional, que é a Secretaria Executiva do colegiado.
Ainda pela Cogerh/Limoeiro do Norte, esteve presente Aroldo Vidal, Analista em Gestão dos Recursos Hídricos.