Cogerh e Comitê do Médio Jaguaribe informam operações de alocação dos açudes Ema, Canafístula, Jenipapeiro e Riacho da Serra

O Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe e a Gerência Regional da Cogerh das sub-bacias do Médio e do Baixo Jaguaribe realizaram na última semana as reuniões de alocação negociada de água 2023.2 dos açudes isolados Ema, Canafístula, Jenipapeiro e Riacho da Serra.

Todas as reuniões contaram com a participação de representantes da sociedade civil, poder público e usuários de água desses sistemas hídricos.

Riacho da Serra

Na segunda-feira (24), foi realizada a Reunião de Alocação do Açude Riacho da Serra, localizado no município de Alto Santo. Atualmente, o reservatório encontra-se com 6,2 milhões de m³, que representa 26,5% de sua capacidade máxima.

Durante a 31ª Reunião Extraordinária do Comitê do Médio Jaguaribe, foram definidas as vazões para operação de julho até janeiro de 2024 dos açudes isolados.

Para o Riacho da Serra, a liberação será de 18,5 L/s para abastecimento humano e dessedentação animal da sede de Alto Santo.

Canafístula

A vazão a ser operada neste reservatório é 28 L/s somente para abastecimento humano da sede de Iracema, onde ele está localizado. Seu volume atual é 2,3 milhões de m³ (17,6% da capacidade), devendo chegar ao fim da operação com cerca de 5% da reserva total, segundo a simulação da Cogerh.

Ema

Também no município de Iracema, o Açude Ema está com volume de 8,5 milhões de m³ (81,9%). Durante a reunião com seus usuários de água, o perímetro de Irrigantes do Ema solicitou a aprovação de uma liberação à jusante para recarga de poços localizados ao longo do riacho e irrigação na região de montante.

Como o Comitê aprovou como parâmetro apenas o abastecimento humano e dessedentação animal, a demanda deve ser rediscutida na próxima reunião do Comitê, agendada para o dia 16 de agosto.

O Gerente em exercício da regional, Humberto Azevedo, destacou que o colegiado e a Cogerh têm buscado uma maior eficiência na operação dos reservatórios, buscando assegurar produção no entorno dos reservatórios, sem comprometer a segurança hídricas dos abastecimentos humanos das cidades e comunidades dependentes. Foi ressaltada ainda a preocupação com a ocorrência do El Nino, que pode afetar as recargas hídricas na próxima quadra chuvosa.

Jenipapeiro

A Cogerh informou nesta sexta-feira (28) à Comissão Gestora do reservatório e a membros da comunidade a vazão aprovada pelo Comitê de 14 l/s, no distrito de Betânia, em Irapuan Pinheiro.

Essa liberação será somente para abastecimento humano da sede de Deputado Irapuan Pinheiro, distritos de Betânia, Maratuan, Aurora e comunidades de Varjota e Catolé. O reservatório está hoje com 14,2 milhões de m³ (97,4% do volume total).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *