Comissão Gestora do Açude Joaquim Távora define operação 2023.2 do reservatório

A Cogerh, por meio da Gerência Regional das sub-bacias do Médio e do Baixo Jaguaribe, realizou nesta quarta-feira (2), a reunião de alocação negociada de água para a operação 2023.2 do Açude Joaquim Távora. O encontro ocorreu na sede da Colônia de Pescadores Z-55 no Distrito de Feiticeiro, município de Jaguaribe.

Na ocasião, a equipe técnica da regional informou o volume atual de 4,6 milhões de m³, equivalente a 17,4% de sua capacidade total.

Apśo avaliação da Comissão, foi aprovada a vazão média de 80 L/s para a operação, sendo 10 l/s para abastecimento do Distrito de Feiticeiro e 70 l/s para perenização do leito do riacho Feiticeiro, beneficiando pequenos produtores para dessedentação animal e abastecimento de comunidades ao longo do riacho.

A liberação de água ocorrerá no dia 01 de setembro, após a realização da manutenção dos canais de alvenaria e limpeza do leito do riacho pelos próprios usuários de água.

O evento contou com a presença dos membros da Comissão Gestora e representantes de diversos segmentos do município de Jaguaribe. A Cogerh foi representada pelo Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Leandro Nogueira, pelo Tecnólogo em Gestão de Recursos Hídricos, Lauro Filho, pelo Apoio do Núcleo de Gestão Participativa, Emília Régis e pela Regional da sub-bacia do Alto Jaguaribe, representada pelo Gerente Regional, Wellinton Ferreira e pelo Coordenador de Operações, Cássio Sales.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *