O Seminário para Renovação da Comissão Gestora do Açude Joaquim Távora (Sistema Orós/Feiticeiro) ocorreu nesta segunda-feira (13), no distrito de Feiticeiro, para o mandato 2023-27. A Comissão é uma ferramenta importante para o atendimento dos distritos de Feiticeiro e Nova Floresta, ambos em Jaguaribe.
Inicialmente, a presidente do Comitê da Sub-bacia do Médio Jaguaribe, Flaviana Guimarães, destacou a importância do trabalho da comissão em parceria com a Cogerh e com outras instituições baseada na realidade local.
O Analista em Gestão dos Recursos Hídricos da Gerência Regional da Cogerh de Limoeiro do Norte, Cleilson Pinto, apresentou o resultado da aplicação do diagnóstico institucional. Após discussões, foi eleita a nova composição da CG dispostos da seguinte maneira:
Segmento Poder Público: Dnocs; Ematerce; Câmara de Jaguaribe;
Segmento Sociedade Civil: Straaf Jaguaribe; Sinrural Jaguaribe; Paróquia Santa Terezinha; Associação de Cajazeiras; Associação de Ipueiras;
Segmento Usuários: Francisco Arioston (jusante); Zimar Diógenes (jusante); Marcos Vinicius (jusante); Ana Verbenia (montante); Cícero Leandro (montante); Manoel Ivo (montante); SAAE Jaguaribe; Colônia de pescadores.
Em seguida, Humberto Azevedo Analista em Gestão dos Recursos da Gerência, apresentou a prestação de contas da operação 2022.2 do Açude Joaquim Távora (Sistema Orós/Feiticeiro).
O reservatório está atualmente com 3,8 milhões de m³, equivalente a 14,3% de sua capacidade máxima.
A referida CG será homologada durante a 75ª Reunião Ordinária, que ocorrerá dia 8 de março, em Jaguaribe.